terça-feira, 15 de janeiro de 2008

La Divina Pastora

Um milhão e meio de Venezuelanos acorreu a pedir à Divina Pastora pela Paz. Qual é a história desta devoção?

No dia 14 de janeiro realiza-se todos os anos, desde 1856, uma das maiores e mais importantes festividades religiosas na Venezuela.

Nesta festa a imagem da Divina Pastora, padroeira do Estado de Lara, é levada de Santa Rosa até Barquisimeto ( 5 km).

Em Sevillha, por volta do ano 1703, era costume realizar-se os rosários populares em procissão pelas ruas, encabeçadas por um capuchinho de profunda devoção mariana, Frei Isidoro de Sevilha., homônimo do grande doutor da Igreja. Em sonho, ele recebeu uma revelaçào da imagem da Divina Pastora. Dias depois ele descrevia a imagem a um renomado artista plástico, Miguel Alonso de Tovar que a pintou, segundo a descrição do capuchinho. 'No centro e sob a sombra de uma árvore, irradiando de seu rosto divino amor e ternura. A túnica vermellha, o busto coberto até os calcanhares, de branco, amarrado na cintura. Um manto azul no ombro esquerdo contornará seu corpo até o direito . Terá um chapéu pastoril e junto à direita aparecerá o báculo de seu poder. Na mão esquerda sustentará o menino e pousará a mão direita sobre um cordeiro que acolhe em seu regaço.. Algumas ovelhas rodearão a Virgem, formando seu rebanho. E todas terão em suas bocas, rosas, símbolos da Ave Maria com que a veneram...'Foi chamada a Divina Pastora das Almas.

Mais tarde o catedrático de Arte da Universidade de Sevilha, Francisco Antônio Gijón, conhecido como um dos maiores escultores sevilhanos esculpiu a imagem de tamanho natural da Divina Pastora. Finalmente, em outubro de 1705 a Divina pastora é levada para sua primeira procissão solene até a igreja paroquia de Santa Marina, no momento em que se constituia sede da 'Irmandade Primitiva do Rebanho de Maria'.

A crescente devoção fez com que o Pároco da Igreja da Conceição de Barquisimeto a encomendar uma imagem da Virgem na Espanha. Ao mesmo tempo, o pároco da igreja de Santa Rosa solicita uma imagem da Imaculada Conceição. Por equivoco as caixas de onde vinham as imagens foram trocadas e foi enviada a Santa Rosa a imagem da Divina pastora. Ao dar-se conta do erro o pároco ordenou que fechassem a caixa e ordenou a uns índios que a enviassem à igreja da Conceição de Barquisimeto. Ao tentarem levantar, a caixa ficou tão pesada que ninguém conseguia levanta-la. Ao tomar conhecimento desse fato, o Pároco a quem se destinava a Imagem convenceu-se que era desejo de Nossa Senhora ficar ali.

A Imagem chegou em 1736, mas as procissão entre as duas cidades só começou em 14 de janeiro de 1856, por ocasião de uma epidemia de cólera na região, e desde então realiza-se todos os anos.Sua devoção foi muito difundida na Espanha nas missões do Beato Diego José de Cadiz. É a Padroeira das Missões dos Padres Menores Capuchinhos.


Nenhum comentário: