segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Nossa Senhora Auxiliadora




24 de maio


A Virgem Maria sempre foi venerada e festejada por todos os cristãos, que invocam o seu socorro e auxílio nas horas de sofrimento e aflição. Porque à Ela fomos confiados como seus filhos por Jesus na Cruz e à nós cristãos do mundo todo foi indicada como Mãe, através de João Evangelista, também aos pés da Cruz.


Essa festa, entretanto, remonta o século XVI, quando a expressão 'Auxiliadora dos Cristãos' foi introduzida na Ladainha de Nossa Senhora pelo Papa São Pio V, após a vitória dos cristãos sobre os muçulmanos na batalha nas águas de Lepanto, em 1571.


Os soldados do exército cristão depois de receberem a Eucaristia, invocando o nome de Maria, Auxílio dos Cristãos, foram à luta. Três horas mais tarde conquistaram a vitória, e gritando 'Viva Maria', hastearam a bandeira de Cristo.


A data que se comemora hoje com esse título está ligada à dominação do conquistador Napoleão que prendeu o Papa Pio VII. No século XIX , o imperador francês Napoleão Bonaparte espalhava o terror pelo mundo, com suas incessantes conquistas sangrentas. Invadiu também Roma, prendeu o Papa e o mandou para uma das terríveis prisões da França. Ali, durante cinco anos Pio VII passou por horríveis sofrimentos. Só ao fim desse período, quando o poder político de Napoleão começou a desaparecer, e as pressões do mundo inteiro a surtir efeito, o pontífice foi libertado. O Papa entrou solenemente em Roma, aclamado pela população. Recuperou a Santa Sé e voltou a exercer suas funções, atribuindo a própria sobrevivência à Mãe Maria.


Dessa forma, em 1815, instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, a ser celebrada no dia 24 de maio. A devoção se propagou e muitos países de vários continentes a celebram como sua padroeira, como a Austrália católica, a China, a Polônia, a Argentina.


É também muito antiga esta devoção nos países do Leste Europeu. Porém o maior devoto e propagador do culto à Nossa Senhora Auxiliadora foi o grande educador e inovador São João Bosco, que desde o início colocou toda a sua obra de sacerdote e fundador sob a sua proteção e auxílio.


Ele fundou: a Congregação de São Francisco de Sales, cujos sacerdotes são conhecidos como 'Salesianos de Dom Bosco'; as 'Filhas de Maria Auxiliadora' e os 'Cooperadores Salesianos' para leigos e sacerdotes.


Foram esses missionários que espalharam com a sua chegada a devoção e a celebração da festa de Nossa Senhora Auxiliadora, em todos os cantos do planeta. E foi assim que ela chegou, também, no Brasil.








Texto do site cena urbana


Quando Deus expulsou Eva - a pecadora - do paraíso, Ele ficou devendo alguém que ajudasse os homens a darem ordem ao caos instaurado pelo pecado original. Todos sabemos quem seria este enviado especial, mas Jesus não poderia brotar como uma arvorezinha, precisava de uma mãe.




Resultado: depois de uma extensa pesquisa de mercado, Deus chegou à conclusão que Maria, uma camponesa que vivia na Judéia, era a pessoa perfeita para a responsabilidade que seria gerar o Filho de Deus, afinal, ela era virgem




Além disso, Deus sabia que Jesus não ia durar muito por aqui e Ele ia precisar de alguém que protegesse a Humanidade que, naquela época, estava mais perdida que cego em tiroteio.




Encurtando quase 2000 anos de História, o resultado é que, até hoje, Maria é associada à proteção, segurança e compreensão, ou seja, é vista como mãe de todos. É uma mãezona!




Maria já recebeu muitos nomes diferentes (Aparecida, de Fátima, Virgem das Mercedes, etc), entre eles o de Maria Auxiliadora, dado pelo Papa Pio V, no século XVI.

Nenhum comentário: