terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Nossa Senhora da Guarda


Comemora-se dia 22 de julho

Em Marselha, França, em 1214, um sacerdote erigiu no morro da Guarda uma capela em honra de Nossa Senhora. O culto desenvolveu-se rapidamente.


Em 1477, estando a primitiva capela em ruínas, iniciaram a construção de outra capela que existiu até o século XIX. A imagem mais antiga que era venerada na antiga capela tinha o nome de Nossa Senhora Morena, por ser de cor escura. Esta imagem e outra, venerada como 'A Virgem do Ostensório', desapareceu na revolução de 1794.

Após a Revolução, a antiga capela foi reaberta em 1807. A nova imagem foi levada em solene procissão do convento de Picpus até o morro da Guarda. Todos os devotos acompanharam o cortejo com os pés descalços.

Sobre a torre da basílica uma enorme estátua da Virgem guarda o porto e a cidade de Marselha. Cerca de um milhão e meio de peregrinos visitam anualmente a citada igreja.

Muitas visitas de navegantes podem ser constatadas pelas miniaturas de navios e barcos entregues à Virgem com um pedido de proteção.

Até o século XVIII, os navios que regressavam à França, assim como todos os que estavam no porto, costumavam saudar Nossa Senhora com um tiro de canhão, enquanto os marinheiros se ajoelhavam no convés em oração.

Elevado em cima de uma rocha, o santuário sobressai-se na belíssima
paisagem da baía de Marselha.



Nenhum comentário: