segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Nossa Senhora Grande de Treviso ou Santa Maria Maior de Treviso


04 de janeiro

Treviso é uma cidade da região de Veneza, a noroeste da Itália.

A devoção mariana nasceu muito cedo no coração das populações venezianas. O anúncio do Evangelho foi reforçado por São Prosdócimo, discípulo de São Pedro que assistia a cidade de Treviso como primeiro Bispo de Padova e de Riete, no século II.

O povo trevisano prestava culto à deusa maior egípcia, Ísis.

O altar sagrado pagão deu lugar a um pequeno templo mariano no século VIII, que se tornou no atual Santuário de Nossa Senhora Grande, ou Santa Maria Maior.

Entre os séculos XI e XV, quando a então República de Veneza era considerada uma potência marítima, governada pelas famílias mais influentes da nobreza local, como a dos Emiliano.

Em 1486, no seio desta família nasceu o menino Jerônimo, em 1511 acabou prisioneiro nos cárceres do exército da Liga Cambrai que lutava para destruir a poderosa Veneza.

No cativeiro pediu à Nossa Senhora Grande para ajuda-lo a sair daquela situação, e lhe prometeu rezar a seus pés, no Santuário de Treviso.

Na manhã do dia 27 de setembro de 1511 Jerônimo Emiliano estava livre prodigiosamente e foi humildemente cumprir sua promessa à Mãe Maria. Voltou para a sua cidade natal e distribuiu sua fortuna aos necessitados, se dedicando à formação das crianças órfãs pobres e a cuidar dos doentes.

Fundou a Ordem dos Clérigos Regulares na cidade italiana de Somasco, mais conhecidos como 'padres somascos', que têm especial devoção por Nossa Senhora Grande de Treviso.

A fama desta milagrosa imagem de Maria se difundiu entre os cristãos. O seu Santuário se tornou meta constante de peregrinações, mais intensas no dia 04 de janeiro, quando é celebrada sua festa.

Fonte: Paulinas

http://www.fatima.com.br/

Nenhum comentário: