segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Nossa Senhora de Lichen

A história da imagem de Lichen começa no longínquo ano de 1813. Napoleão e seus soldados levaram a Revolução a toda a Europa, e naquela época começava uma séria reação contra ele.

Nesse ano trava-se a batalha de Leipzig, também chamada “batalha das nações”, na qual morreram ou ficaram feridos perto de 80.000 soldados. Entre eles estava Tomasz Klossowski, que pediu fervorosamente a Nossa Senhora para não morrer longe de seu país. O pedido não era insignificante, seja pela gravidade das feridas, seja porque, nas primitivas condições sanitárias da época, ser ferido gravemente era quase uma condenação à morte.

Mas Nossa Senhora apareceu a Tomasz, portando um manto de ouro e uma águia branca na mão. Avisou que ele voltaria à sua região, onde deveria procurar uma imagem que fosse parecida com Ela, e cuja devoção deveria promover.

O soldado...
Tomasz de fato se recuperou dos ferimentos e voltou à sua região. Mas a busca da imagem parecia não levar a nada. Ano após ano ele percorria a região, e nada encontrava.

Em 1836, após 23 longos anos, ele conseguiu uma imagem adequada. No início colocou-a em sua casa, mas depois levou-a para uma pequena capela na floresta vizinha. Este é um costume ainda popular no país, onde pelos caminhos e encruzilhadas é freqüente encontrar cruzes e imagens de Nossa Senhora.

Mas a devoção não se difundiu, e a imagem ficou sozinha na floresta. Até o ano de 1850, quando o pastor de ovelhas Mikolaj Sikatka passou diante da imagem e teve uma visão de Nossa Senhora. A Virgem se queixou amargamente dos numerosos pecados que eram cometidos na região, e pediu para as pessoas rezarem o rosário. Igualmente solicitou que os sacerdotes celebrassem a missa com a devida reverência. Ela desejava que a imagem fosse colocada num local mais adequado, para tornar fácil às pessoas rezar diante dela, e assim escapar da epidemia que ia ser enviada por castigo dos pecados. Finalmente profetizou que iam ser construídos um mosteiro e um santuário a Ela dedicados em Lichen, onde faria conhecer suas glórias.

... e o pastor
O pastor começou a difundir a mensagem, mas as pessoas não acreditavam nele. Além disso, foi feito prisioneiro pelos russos que invadiram o país.

Em 1852, quando estourou uma epidemia de cólera que dizimou os habitantes da região, afinal estes se lembraram do que tinha predito o pastor. Imediatamente as pessoas foram rezar diante da imagem, e uma comissão episcopal foi formada para verificar a veracidade da aparição. Essa comissão de fato recomendou remover a imagem para a igreja paroquial de Lichen, o que foi feito algum tempo depois.

Ali ela ficou 149 anos, até ser levada para o enorme e suntuoso santuário que é a glória da região. De fato, é a sétima igreja maior da Europa.
A imagem foi coroada canonicamente no dia 15 de agosto de 1967, apesar dos obstáculos opostos pelas autoridades comunistas.

E foi assim, no meio de idas e vindas, que se firmou a devoção a Nossa Senhora de Lichen. Hoje o santuário, dedicado especialmente ao sacramento da Confissão, é visitado por um milhão de peregrinos anualmente.

Fonte: Revista Catolicismo


Nenhum comentário: