segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Nossa Senhora da Evangelização


14 de maio
A cidade de Lima, capital do Peru foi fundada em 1535, pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, que nessa ocasião mandou erguer sua Catedral, um rústico templo de pedras, colocada sob a devoção de Nossa Senhora da Assunção.


Depois, ao longo do tempo ganhou outras duas construções que resultaram na atual Basílica Catedral de Santa Rosa de Lima, cuja arquitetura renascentista-barroca é muito parecida com a da Catedral de Sevilha, na Espanha.


Nela se realizam as homenagens à Nossa Senhora da Evangelização, padroeira dessa capital. Conforme os registros mais antigos, a imagem original da Imaculada Conceição de Maria, chegou da Espanha em 1541, e teria sido escolhida especialmente pelo imperador espanhol Carlos V, para agraciar à recém criada diocese de Lima.


Diante dela se dobram as figuras mais importantes do cenário político e religioso do país e todos os santos peruanos, inclusive Santa Rosa de Lima, Padroeira do Peru e atual devoção dessa Basílica Catedral. E foi a guia luz presente nos três importantes Concílios realizados em Lima que tanto influenciaram a direção da evangelização de grande parte dos sofridos povos latino-americanos.


O terceiro, talvez o mais importante, foi encerrado com uma missa solene no altar de Nossa Senhora da Evangelização que no ofertório foi honrada com a primeira rosa da florada de Lima, depositada aos seus pés pelo primeiro arcebispo da diocese, Frei Jerônimo de Loayza.A Virgem da Evangelização também foi, e sempre será, a grande inspiradora da atuante vida arquidiocesana dessa capital que teve forte relevância na propagação do Evangelho, desde a Nicarágua até a longínqua Patagônia, no Chile.


Cultuada e venerada pelos fiéis, foi à Nossa Senhora da Evangelização que o povo agradeceu a conquista da proclamação da república do Peru, em 1821. Mas, mesmo sendo cultuada com esse título, ele ainda não havia sido confirmado pelo Vaticano.Em 1985, ano da celebração dos quatrocentos e cinqüenta anos da fundação da diocese de Lima o Papa João Paulo II visitou pela primeira vez o Peru e solenemente confirmou o título da Virgem e lhe consagrou a nação.

Na segunda visita, três anos depois, ele lhe ofertou a Rosa de Ouro, que desde então ela segura na mão direita.


A imagem original precisou ser substituída durante um bom período por uma cópia para ser restaurada. Finalmente, em1992 ela voltou a ser entronizada no altar direito da nave central da Basílica Catedral de Santa Rosa de Lima. Nessa ocasião o Papa João Paulo II proclamou Nossa Senhora da Evangelização, Padroeira da cidade de Lima e manteve sua veneração no dia 14 de maio.



Nenhum comentário: