terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Nuestra Señora de Suyapa


A pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição de Suyapa foi achada num sábado do mês de fevereiro, por Alejandro Colindres, um jovem a humilde lavrador e por um menino de 8 anos chamado Jorge Martinez, que voltavam à aldeia de Suyapa, cansados de pois de um dia inteiro de trabalho na colheita de trigo.

Já estavam na metade do caminho quanto anoiteceu. Deitaram-se no solo duro para passar a noite. Alejandro sentiu que um objeto duro não deixava que recostasse as costas. No escuro tomou o objeto e o arremessou para longe. Curiosamente ao recostar-se novamente sentiu que o mesmo objeto o incomodava. Mas dessa vez não o arremessou e sim o guardou em sua mochila.

Ao amanhecer descobriu surpreso que o misterioso objeto era uma pequena imagem de Nossa Senhora entalhada em cedro, medindo 6 e meio centímetros possivelmente trabalhada com devoção por um artista piedoso.Em seu olhar angelical reflete-se a nobreza da raça indígena. Morena de rosto ovalado, com cabelos até os ombros. Tem as mãos unidas em atitude de oração. A cor original de seu vestido é rosa pálido. O conjunto, com seus resplendores lembra a mulher vestida de sol que aparece no Apocalipse.

Em 1925 Pio XII declarou Nossa Senhora de Suyapa Padroeira de Honduras e escolheu-se o dia 3 de fevereiro para sua Festa.

O primeiro milagre notável, atestado notarialmente, ocorreu o ano de 1796. A primeira ermida foi construída em 1780. João Paulo II visitou a atual Igreja, de proporções monumentais em 1983. No país dos pobres está localizado em uma das regiões mais humildes. (SCJTM)


Nenhum comentário: