terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Nossa Senhora da Divina Providência Porto Rico


Na metade do século XIX foi nomeado Bispo de Porto Rico, D.Gil Esteve y Tomás, espanhol da catalunha, que levou consigo para a ilha a devoção a Nossa Senhora da Divina Providência , cuja devoção teve origem na Itália no século XIII e depois passou para a Espanha, onde tem um Santuário em Tarragona.

D. Gil Esteve colocou muito empenho em fomentar essa devoção, reconstruiu a catedral que estava destruida e adquiriu em Barcelona uma imagem da Virgem da Divina Providência.

Levantou um altar e estabeleceu seu culto anual dia 2 de janeiro. A imagem realizada em Barcelona tem a Virgem sentada com o menino Jesus deitado em seu colo, dormindo. As mãos de Nossa Senhora se unem em oração. Esteve exposta ao culto na Catedral até 1920 quando foi substituida por outra de madeira que é a mais conhecida pelo povo portoriquenho.

A imagem original venerada pelos servos de Maria e outras ordens religiosas italianas é um óleo em que a Virgem aparece com o Menino Jesus dormindo placidamente em seus braços A Ilha de Porto Rico (chamada pelos indigenas Boriquén) foi descoberta dia 19 de novembro de 1493, quando Colombo desembarcou nela, em sua segunda viagem. Por esse motivo essa data foi escolhida para sua solenidade, em 1969, quando S.S. Paulo VI declarou Nossa Senhora da Divina Providência, como patrona da Ilha de Porto Rico.

No decreto Paulo VI indicou esta data, mudando a de 2 de janeiro, e unificando a comemoração da desoberta da Ilha com a Festa de Nossa Senhora.


Nenhum comentário: